A AIDEC tem consciência da importância do planeamento e da gestão estratégica e de uma correcta definição de objectivos e de coordenadas de orientação que apoiem a organização na execução das actividades que conduzirão ao seu desenvolvimento e ao seu sucesso.
O diagnóstico aprofundado das forças de mercado é de elementar relevância para a definição do potencial de desenvolvimento da organização no contexto onde se insere e na criação de alternativas que permitem à organização responder prontamente às constantes alterações das regras económicas que a globalização impõe.
O Planeamento, estruturação e organização da empresa, com a identificação de competências, a alocação, distribuição e optimização de recursos, com a definição de centros de responsabilidade garantem uma capacidade de resposta efectiva à exploração das oportunidades que se identificam.
A definição de planos de acção com metas e iniciativas suportado com um modelo de indicadores adequado, permite monitorizar o desempenho da empresa como um todo mas também de cada centro de responsabilidades.
Compete ao gestor executivo, definir os aspetos culturais e comportamentais que moldam a atitude perante a execução estratégica. O estilo de liderança e forma como utiliza a informação na organização tem grande influencia e consequências na execução da estratégia.